Como escolher o seu ferro vapor vertical?

Salamandras dá-lhe todas as dicas para escolher o seu ferro a vapor vertical

O ferro a vapor vertical

O ferro a vapor vertical ou vaporizador de roupas é um aparelho destinado a eliminar as dobras nos têxteis, geralmente em roupas. Além de desamarrotar, esteferro-vertical-ms03.jpg aparelho também pode ser usado para higienizar ou desodorizar materiais têxteis.

O modo de funcionamento de um ferro a vapor vertical é relativamente simples: ele difunde um vapor que é aplicado sobre os tecidos, sem aquecer excessivamente nem esmagar o material, diferentemente de um ferro de passar.

O uso de um ferro a vapor vertical, também conhecido como steamer, encontra-se especialmente nas atividades profissionais ligadas à criação e à venda de roupas. O ferro a vapor vertical serve para eliminar as dobras ocasionadas quando as roupas são manipuladas, provadas, condicionadas e transportadas. No âmbito dessas atividades, o ferro a vapor vertical profissional ideal é um ferro a vapor vertical de baixa pressão, cujas características de caudal de vapor se situam em torno de 30 a 40 g/min a uma temperatura de cerca de 100° Celsius. Convém lembrar que os têxteis novos são frequentemente tratados com produtos antiestéticos destinados a evitar que fibras ou resíduos de confecção se acumulem sobre as roupas fabricadas. Se esses produtos facilitarem o desamarrotamento, o uso de uma central de vapor comum deve ser evitado, pois há o risco de marcar os tecidos com o forte calor da placa do ferro de passar, que queimará o tratamento de superfície. Como este produto desaparece com a lavagem, o risco é, então, afastado. Com o lançamento do nosso modelo de alta pressão para uso doméstico, a demanda profissional por esse tipo de vapor vertical nos levou a desenvolver uma ferramenta específica dedicada a um uso profissional, o G700

A generalização do uso de vapores verticais por lojas de roupas não passou despercebia aos clientes das mesmas. Hoje, o ferro a vapor vertical tende a ser, também, um aparelho de uso doméstico e parece ser uma solução para passar roupas de outra forma: não é preciso tábua de passar, o uso é fácil, o trabalho é rápido, o equipamento ocupa pouco espaço etc. Mas é importante adquirir o vapor vertical certo, conhecer o uso que será exigido em casa. No âmbito de um uso doméstico, os têxteis são usados, lavados, secos, dobrados etc. As dobras são, então, mais marcadas e mais numerosas.

Existem três tipos de vapores verticais que podem ser objeto de um uso doméstico:

o ferro a vapor vertical portátil ou de viagem:ferro-vertical-xg-as01.jpg

compacto e leve, com baixa autonomia, ele será a ferramenta ideal para desamarrotar pequenas quantidades de roupas no cotidiano ou para levar em viagens e eliminar as dobras nas roupas condicionadas em malas.

o ferro a vapor vertical normal ou vapor de “baixa pressão”:ferro-vertical-gk07.jpg

diretamente derivado do modelo profissional, este ferro a vapor vertical terá uma ação doméstica muito limitada. Na verdade, o ferro a vapor vertical de baixa pressão será usado para desamarrotar as dobras dos têxteis ou roupas que não suportam ou que suportam mal o ferro de passar: lãs, seda, cetim, lã polar, sintéticos, véus, veludo etc. O ferro a vapor vertical será, então, um produto complementar à central de vapor ou ao ferro de passar, pois não terá potência suficiente para tratar os materiais espessos como, por exemplo, o algodão.

o ferro a vapor vertical de alta pressão:g600-01.jpgferro-vertical-g400.jpg

trata-se de um ferro a vapor vertical de nova geração que produz um vapor pressurizado, como uma central de vapor: 4 bar, ou seja, 400 KPa (lembrando que um ferro a vapor vertical comum tem uma pressão de 1 bar, ou seja, 100 KPa). Na verdade, ele expulsa um vapor com muito mais potência, capaz de penetrar nos materiais mais espessos. Este ferro a vapor vertical é equipado com um ferro ergonômico e leve, especificamente concebido para um uso vertical. Este ferro tem a particularidade, diferentemente do ferro a vapor vertical comum, de poder ser aquecido, e sua temperatura é ajustável. O ferro a vapor vertical de alta pressão é concebido para ser uma solução moderna e adaptada aos tecidos atuais. É uma solução de substituição à maneira tradicional de passar roupas.